Blog do Kramer
Música, cinema, literatura, comportamento e afins.

Pedal e vida

Bicicleta sem exceção

Bicicleta sem exceção

A bicicleta cada vez mais tem se tornado a opção alternativa de locomoção, principalmente nos grandes centros urbanos, não só para lazer como também para fugir do stress do trânsito motorizado, mas os benefícios que o ciclismo traz não se limitam a isso, e em vez de enumerá-los, coloco um link do site “Vá de Bike” onde se encontra um texto de autoria de Lucas Neiman que resume esses benefícios:

http://vadebike.org/2012/12/a-sensacao-de-pedalar-nas-ruas/

Solução

Solução

O Brasil ainda está muito aquém de ser tornar um país com condições dignas para que o ciclismo configure como forma de transporte seguro e respeitado por todos. Carecemos de mais ciclovias e ciclofaixas que funcionem em tempo integral, falta fiscalização, orientação de agentes, políticas que coloquem em prática a legislação que está no código de trânsito, além de informação e educação para a população.

Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro foram projetadas para privilegiar o veículo motorizado e precisam de readaptação com mais agilidade. Algumas já estão mais avançadas, como Santos, e Recife. Em alguns países desenvolvidos a prioridade já é bicicleta a um bom tempo, a exemplo de Amsterdã, Copenhague, Munique, Barcelona e Tóquio, com resultados sempre positivos em todos os sentidos.

Massa Crítica

Massa crítica

Massa crítica 2013

Toda última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, ocorre um evento tradicional chamado massa crítica, onde ciclistas, e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas. As razões e objetivos desse evento variam de pessoa para pessoa, mas em geral são para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano, e também como um protesto para alertar sobre as mudanças necessárias no espaço urbano para melhor acomodar os ciclistas com segurança.

Massa crítica

Massa crítica em SP

É um grupo que se encontra mensalmente para aproveitar o prazer e segurança de andar pela cidade em grupo que auto-organizados e independentes, definem apenas o local de encontro, o dia e o horário. Não existe liderança formal, para moderar o passeio do grupo, os ciclistas usam de um artifício que chamam rolhagem, que envolve bloquear o tráfego nas ruas laterais para que os participantes passem livremente sem medo que veículos motorizados fiquem presos no meio da multidão.

As Massas Críticas têm se tornado cada vez mais criativas, como a da cidade de São Paulo que já há alguns anos é crescente a tendência de utilizar bom humor e ações mais duradouras para conquistar os motoristas em vez de confrontá-los, mostrando que a bicicleta é um meio de transporte viável, rápido, saudável, prazeroso e que deve ser respeitado.

Em setembro de 2006, em São Paulo, vários grupos reunidos, promoveram

Benefícios da Bike

Benefícios da Bike

junto com outros movimentos e entidades, várias atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carros, como o Desafio Intermodal e a Vaga Viva. As iniciativas se repetiram no ano seguinte e continuaram acontecendo nos anos subsequentes.

O ciclismo não pode ser encarado somente como uma forma de lazer, e sim como uma das soluções para o trânsito crescente e como meio de transporte mais saudável

Seleção de links relacionados ao ciclismo:

http://vadebike.org/2004/08/o-que-o-codigo-de/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rcH1m3wTv3c

https://www.loopbikes.com.br/grupos

http://www.ciclocidade.org.br/

http://canais.fitnoss.com.br/ciclismo/bicicleta-minha-primeira-vez

https://www.facebook.com/groups/bicicletadadiaria/

http://www.youtube.com/watch?v=ZLmrIdr7qfE

http://bikeanjo.com.br/

http://vimeo.com/24260960

http://www.youtube.com/watch?v=ex3VBY0Opok&feature=related

http://canais.fitnoss.com.br/ciclismo/alexandre-garcia-bicicleta-nao-pode-ser-um-meio-de-morte

https://vimeo.com/44740650

http://gentequecooperacresce.com.br/site/post.php?t=como-a-bicicleta-pode-mudar-nossas-cidades&id=465

http://player.vimeo.com/video/44211863?color=ff9900

Fonte parcial: http://pt.wikipedia.org/

Nenhuma resposta to “Pedal e vida”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: