Blog do Kramer
Música, cinema, literatura, comportamento e afins.

Stevie Ray Vaughan

Stevie Ray Vaughan – Texas Flood

Stevie Ray Vaughan (1954 – 1990)

Texas Flood (1983)

Stevie – 1989

Conhecido como um dos mais influentes músicos da história, principalmente no meio do blues, Vaughan é reconhecido por seu som de guitarra característico que em parte provinha do uso de cordas de guitarra espessas, calibre 013 e também da afinação meio tom abaixo do normal. O som e o estilo de Vaughan tocar traz freqüentes comparações com Jimi Hendrix. Era também fortemente influenciado por Albert King (que se auto-proclamou “padrinho” de Stevie) e Freddie King, outro grande músico texano.

Seu álbum de estréia produzido porJohn Hammond, Texas Flood, foi lançado em 1983.  A música “Pride and Joy” foi seu carro-chefe e vendeu bem tanto nos círculos de blues como de rock. É considerado acima da média em relação aos outros discos, pois tem uma sonoridade mais agressiva, além de muito feeling, evocando o blues de raiz aliado a guitarra distorcida. Seus solos são muito bem construídos, com harmonia, melodia e rapidez. Vaughan também fazia toda a parte de voz com muito talento e características do blues.

Texas Flood Tour

Em 1989 o disco “In step” foi aclamado pela crítica e ganhou um Grammy pela melhor gravação na categoria Blues Rock.

Em 2003 a revista Rolling Stone classificou Stevie Ray Vaughan em 7° lugar em uma lista de 100 melhores guitarristas de todos os tempos.

SRV

Na manhã do dia 27 de agosto de 1990 Vaughan morreu em um acidente de helicóptero que seguia para uma apresentação no Alpine Valley Music Theater, onde na tarde anterior se apresentara junto com Robert Cray, Buddy Guy e Eric Clapton. Em conseqüencia do céu nublado e da forte névoa, o helicóptero de Stevie virou para o lado errado e foi de encontro com uma pista artificial de ski. Não houve sobreviventes, e assim como Jimi Hendrix, o Rock perdera um dos seus maiores expoentes, ainda jovem.

“Tell me”: http://www.youtube.com/watch?v=Sms5dbvqSG0

“Texas Flood”: http://www.youtube.com/watch?v=tWLw7nozO_U

Fonte parcial: http://wikipedia.org/

Onde encontrar: http://www.buscape.com.br/

Nenhuma resposta to “Stevie Ray Vaughan”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: