Blog do Kramer
Música, cinema, literatura, comportamento e afins.

Home

Home – Nosso planeta, nossa casa

Home

Direção: Yann Arthus-Bertrand

Ano de lançamento: 2009

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem verá que não pode comer dinheiro.” (Provérbio Indígena)

O documentário, narrado de forma objetiva e clara, é uma verdadeira aula que nos mostra o quanto destruímos e continuamos a destruir nosso planeta em ritmo acelerado. O quanto as interferências humanas alteraram os recursos naturais. Como uma ação isolada afeta todo eco-sistema.

Os degelos, as queimadas, as crescentes plantações de eucaliptos e criação de pastos e plantações de soja no lugar da mata nativa, a forma de como a água está se acabando, o uso crescente do petróleo para atender a demanda de produtos meramente supérfluos e de combustível, a extinção dos animais, o aumento dos “refugiados do clima” (migração das pessoas do campo para as cidades).

HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as platéias de todo o mundo
sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo sobre nosso planeta está interligado. Mas apesar dos males que causamos crescentemente nos últimos 50 anos à Terra, ainda há chance (com uma certa urgência) de salvarmos nossa casa se fizermos com medidas contundentes e imediatas, não só por cada um individualmente, quanto principalmente pelos governos e instituições. O filme também mostra as formas alternativas no qual alguns lugares já adotaram como a utilização da energia solar e do vento, que são tão ou mais eficientes quanto as formas tradicionais.

Desmatamento

O documentário não tem nada de sensacionalista, relata os fatos baseados em dados estatísticos coletados ao longo dos anos, e mostra imagens filmadas a partir do céu.

Consumimos em excesso e estamos extinguindo os recursos da Terra. De cima (as imagens foram feitas sobrevoando as regiões), é fácil ver estas feridas. O que realmente quero é que as pessoas cujo consumo tem um impacto direto sobre a Terra, percebam a necessidade de mudar seu modo de vida depois de assistirem o filme .” (Yann Arthus-Bertrand).

Desmatamento

Um fato curioso e digno de exemplo citado no filme foi que a Costa Rica se absteve de ter um exército em seu país, para direcionar a verba para a conservação de suas terras e investimento na educação.

Pela importância do tema, o documentário teve uma exibição em vários países no Dia Mundial do Meio Ambiente em várias mídias: cinema, televisão, DVD e internet.

Queimadas

A nós brasileiros, nos motiva a cuidarmos mais dos nossos mananciais, do pantanal, das reservas florestais, assim como tentarmos impedir que a monocultura da soja não acabe imperando e destruindo ainda mais, evitarmos consumirmos com exagero, dar preferência para produtos alternativos, e acima de tudo cobrar dos políticos que tomem ações que impeçam a poluição e devastação ambiental.

Dados apresentados ao final do filme:

Energias alternativas – uma solução

* 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta.
* O mundo gasta doze vezes mais em armas do que em ajuda de desenvolvimento de países.
* 5.000 pessoas morrem todos os dias por beber água poluída.
* 1 bilhão de pessoas passam fome.
* Mais de 50% do grão comercializado ao redor do mundo é usado para ração animal ou biocombustíveis.
* 40% da terra cultivável está degradada.
* A cada ano, 13 milhões de hectares de florestas desaparecem.
* 1 mamífero em 4, 1 pássaro em 8, 1 anfíbio em 3 estão ameaçados de extinção. As espécies estão desaparecendo mil vezes mais rápido do que o ritmo natural de extinção.
* 75% dos produtos da indústria pesqueira estão extintos, esgotados ou em risco de extinção.
* A temperatura média dos últimos 15 anos tem sido a mais alta desde o início de seu registro.
* A calota polar perdeu 40% de sua espessura em 40 anos.
* Poderá haver 200 milhões de refugiados do clima em 2050.

Maiores informações e trailler:

http://www.home2009.com.br/

http://www.goodplanet.org/

Onde encontrar: http://www.buscape.com.br/

Nenhuma resposta to “Home”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: