Blog do Kramer
Música, cinema, literatura, comportamento e afins.

Dexter Gordon

Dexter Gordon

Dexter Gordon (1923-1990)
sax tenor e soprano

Dexter Gordon é considerado o principal saxofonista tenor a emergir durante a era do bebop. Sua carreira começou em 1940 tocando com Lionel Hampton, e depois nada mais nada menos do que com Charles Mingus, Nat King Cole, Dizzy Gillespie e Louis Armstrong. Logo no início, em 1941 o grande Coleman Hawkins afirmou que Dexter era um seus tenoristas favoritos.

Live Mixtape

Nos anos 50, problemas com drogas forçaram Dexter a períodos de inatividade e até mesmo levaram-no à prisão. Em 1960, recuperado e imbuído de novo ânimo, voltou a ativa novamente.

Em 1986, no filme Round Midnight (“Por volta da meia noite”), que teve trilha sonora composta por Herbie Hancock,  Dexter fez o convincente papel de um músico de jazz alcoólatra, pelo qual recebeu uma indicação para o Óscar de Melhor Ator.

Live at the Amsterdam Paradiso

Típico jazzista norte americano, Influenciado por Lester Young, o som de Dexter é caracterizado pela leveza, com um fraseado usualmente relaxado e lírico, embora fosse plenamente capaz de uma abordagem mais agressiva, dependendo da ocasião, afinal, ele era oriundo do bebop.

Envolvente como uma onda de mar, sua musica tem o poder de “hipnotizar” aquele que o ouve com mais atenção, levando a mente para lugares distantes…. uma música que poderia representar  bem essa descrição é a “Society red”, gravada em 1961, com a colaboração de Freddie Hubbard no trompete.

Sua música influenciou muitos jazzistas, e sua figura se tornou cult entre o grande público.

Onde encontrar: http://www.buscape.com.br/

Nenhuma resposta to “Dexter Gordon”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: