Blog do Kramer
Música, cinema, literatura, comportamento e afins.

Beatles

Sgt Peppers Lonely Heart Club Band

The Beatles

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Ano de lançamento: 1967

Mais uma obra de arte.

É freqüentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock e da música, além de inovador desde sua técnica de gravação até a elaboração da capa. Foi gravado em apenas 4 meses e vendeu 11 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Influenciou grandes bandas da época como Velvet Underground, Beach Boys, Jimi Hendrix, Frank Zappa, Jefferson Airplane, Pink Floyd, e continuou a influenciar muitas das gerações subseqüentes, como Tears for fears, Yes, King Crimson, entre outros.

Ringo, Paul, Jhon e George

A partir de 1967 os Beatles se cansaram das turnês e resolveram se tornar uma banda de estúdio, não mais excursionando. Isso possibilitou que dedicassem mais tempo para a gravação dos próximos discos, e Sgt Peppers seria o primeiro deles. Começaram a estudar e utilizar novos instrumentos como a sitar, o órgão Hammond e outros de sopro e percussão, além de utilizar efeitos sonoros novos como a alteração da velocidade das vozes. As canções deste disco extrapolam os limites do rock, agregando orquestrações, instrumentos hindus e exóticos, com composições de estilo Rock, balada, jazz, psicodélico e música oriental.

Gravado em uma época de psicodelismo e experimentação, o álbum conceitual, produzido por George Martin, foi gravado em oito canais. Ao escutar, me surpreende saber que gravaram tantos instrumentos e com excelente qualidade em apenas 8 canais! além do fato de ter sido feito numa época em que não havia recursos tecnológicos avançados como hoje; foi um trabalho totalmente artesanal, que o caracteriza ainda mais como uma obra prima única jamais vista no cenário musical.

George Martin, Paul e Ringo

Por especulação da crítica, algumas canções, como A Day in The Life e Lucy in the Sky with Diamonds diziam se referir a drogas, porém na época Lennon e McCartney negaram tal suposições. Anos mais tarde, McCartney declarou que “lucy in the sky” realmente se refere ao LSD.

As músicas, uma pérola atrás da outra, são: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, With a Little Help from My Friends, Lucy in the Sky with Diamonds, Getting Better, Fixing a Hole, She’s Leaving Home, Being for the Benefit of Mr. Kite!, Within You Without You, When I’m Sixty-Four, Lovely Rita, Good Morning Good Morning, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise), A Day in the Life.

A day in the life fecha o disco, e assim como a Across the universe (do disco Let it be de 69), soa pra mim como algo transcedental, magníficamente linda.
Essas duas estão no topo das que mais gosto.

Todos os quatro músicos demonstram toda sua versatilidade, em especial Paul e sua capacidade de alternar entre harmonias e Lennon com sua voz sonhadora. Os dois compuseram todas as músicas, exceto Within You Without You, que foi composta por Harrison.

Dois grandes sucessos da banda, Strawberry Fields Forever e Penny Lane, estariam em Sgt.Pepper´s, mas foram lançados em seu álbum seguinte “Magical Mystery tour” pois não couberam no disco.

Os Beatles ganharam quatro prêmios Grammy pelo trabalho: melhor álbum do ano, melhor capa de álbum, melhor álbum de música contemporânea e melhor engenheiro de som. Também ganhou o título de melhor disco de todos os tempos, pela revista Rolling Stone.

“A day in the life” vrs. alternativa: http://www.youtube.com/watch?v=K1s_O8QrNmI

Onde encontrar: http://www.buscape.com.br/

Nenhuma resposta to “Beatles”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: