Blog do Kramer
Música, cinema, literatura, comportamento e afins.

Solaris

Solaris – Stanislaw Lem

Solaris

Autor: Stanislaw Lem (1921 – 2006)

Ano de lançamento: 1961

Outra versão de capa

Stanisław Lem foi um escritor polonês e seus livros, construídos em torno de uma visão crítica do comportamento humano, foram traduzidos em quarenta línguas e vendidos a mais de 27 milhões de exemplares. A certa época foi o autor de ficção científica mais lido no mundo.

“Solaris” é a obra mais importante e conhecida de Lem, e um dos clássicos da ficção científica do século XX. Publicado pela primeira vez em 1961, recebeu duas versões cinematográficas, a primeira, filmada no início dos anos 70, foi dirigida pelo russo Andrei

Cena do filme

Tarkowski e é considerado um clássico do cinema, porém na minha visão, por se tratar de ser baseado em um livro de ficção e ainda mais com abordagens “abstratas”, elas perdem um pouco em relação ao livro.

No romance de Lem, Solaris é um planeta que gravita entre dois sóis, cujo único ser vivo é um oceano dotado de uma inteligência superior. Ávidos por descobrirem os seus mistérios e fazerem

Capa da trilha sonora

contato efetivo com o planeta inteligente, tudo que os cientistas conseguem ao longo de um século é quase nada. O romance é protagonizado pelo psicólogo Kris Kelvin, que chega a estação para acudir os seus tripulantes, assombrados por imagens de seus próprios pensamentos, a partir das quais o oceano materializa. É o que ocorre também com Kelvin, que a recebe a “visita” da sua mulher morta por suicídio dez anos antes.

Sujeito a várias interpretações, o romance de Lem é daquele tipo conhecido como obra aberta, mas ainda assim, vê-se claramente uma crítica ao nosso desejo de dominação do outro. Como diz Kelvin: “pensamos que nada pode ficar estranho a nós”, além da curiosidade e busca pelo desconhecido.

Capa do filme

Uma obra de ficção científica envolvente,com muita dose de imaginação e criatividade influenciada pelas mais fortes tradições humanistas, a de pensadores como Tolstoy e Dostoievski.

Onde encontrar:   http://www.buscape.com.br/

Uma resposta to “Solaris”

  1. Muito boa resenha! Vi os filmes e comecei a ler o livro recentemente.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: